Auditoria independente
A Auditoria Independente é vista como um trabalho indicado apenas para empresas que atuam no mercado de capitais, principalmente, pela obrigatoriedade determinada pela legislação.
Além disso, há uma expectativa de custo altíssimo, muitas vezes, considerado inviável para sociedades de capital fechado.
Porém, com o avanço da tecnologia, os custos foram reduzidos consideravelmente. Além disso, ter suas Demonstrações Contábeis auditadas agrega diversos benefícios para a empresa, inclusive, sendo muito apreciada pelas instituições financeiras.
|OBJETIVO:
O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. No caso da maioria das estruturas conceituais para fins gerais, essa opinião expressa se as demonstrações contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro.
|A OPINIÃO DO AUDITOR:
Para formar a opinião, o auditor deve concluir se obteve segurança razoável de que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro. Deve ainda avaliar se as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com os requisitos da estrutura de relatório financeiro aplicável. Essa avaliação deve incluir a consideração dos aspectos qualitativos das políticas contábeis da entidade, incluindo indicadores de possível tendenciosidade nos julgamentos da administração.
|RESULTADO DA AUDITORIA:
Por meio de procedimentos característicos da Auditoria, serão verificadas as seguintes condições:
|METODOLOGIA DA AUDITORIA:
A Auditoria é desenvolvida por métodos e técnicas apropriados, sendo formalizada por meio de documentos e informações inerentes aos procedimentos cabíveis, mantidos sob total sigilo nos termos da legislação. Tais documentos são de conhecimento e guarda exclusiva do Auditor, cabendo sua apresentação à empresa contratante apenas quando servir para fundamentar apontamentos, sob o entendimento do Auditor. O resultado da Auditoria será formalizado exclusivamente por meio de relatórios específicos.